Dr. Fábio Morando

Centro de Referência em Microcirurgia Ocular

Especialidades

Glaucoma

O que é o Glaucoma?

É uma doença que afeta o nervo óptico, e evolui com a perda progressiva das fibras nervosas, tendo como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular.

É uma patologia crônica que reduz lentamente o campo visual, e na maioria dos casos sem sintomas no início. Com a progressão, a doença pode levar à cegueira irreversível nos casos não controlados.

Os sintomas são raros, mas podem aparecer na forma de dores de cabeças freqüentes, dor ocular, dificuldades para adaptar-se a ambientes escuros, perda da visão lateral e percepção de halos coloridos ao redor das luzes.

A melhor forma de prevenir a cegueira por glaucoma é fazer o diagnóstico precoce. Visitas anuais ao oftalmologista para aferir a pressão ocular e avaliar o nervo óptico, se faz necessário em todas as pessoas.

A chance de ser portador de glaucoma aumenta com a idade, geralmente acima dos 35 anos. Outros fatores de risco importantes são casos da doença na família, pacientes negros, hipertensão arterial, alta miopia e uso prolongado de corticóides.

O tratamento do glaucoma consiste em reduzir a pressão ocular, inicialmente com o uso de colírios, e em casos resistentes ao tratamento clínico, cirurgia e laser podem ser necessários.

Por ser uma doença incurável, o glaucoma deve ser acompanhado por toda vida através de consultas regulares para aferição da pressão ocular e realização de exames de campo visuais.

Convênios

O Instituto de Olhos de Carangola mantêm parceria com vários Convênios e planos de saúde. Muito mais comodidade e praticidade para nossos pacientes.

Logo

Rua Cel. Olimpio Machado nº 07 - 2º andar, Centro, Carangola - MG

Segunda a Sexta de 8h às 18h
Sábados de 8h às 12h

32. 98497-8468

32. 3741-4086
32. 3741-2707

Direção Técnica: Dr. Fábio Morando - CRM 38849

Copyright © 2018 - Instituto de Olhos de Carangola - Todos os direitos reservados